Nesse artigo você vai saber os detalhes sobre a palestra realizada pelo Jornalista José Hamilton Ribeiro, durante uma visita feita ao Estado do Espírito Santo, para participar da 32ª Gran Expo ES, feira do setor agropecuário, realizada na cidade de Serra.
Jornalista e escritor, José Hamilton Ribeiro tem 75 anos de idade e mais de 50 de profissão. Já trabalhou nas revistas Realidade e Quatro Rodas, no Jornal Folha de São Paulo, Globo Repórter, Fantástico, e atualmente é repórter e editor do Globo Rural e membro do conselho de orientação profissional do Projeto Repórter do Futuro.
É considerado um dos maiores jornalistas do país e ganhou sete prêmios Esso, o maior voltado para profissionais da área. Além de ter sido classificado jornalista do século.
Livros de José Hamilton Ribeiro
Hamilton, havia preparado uma palestra para estudantes de comunicação e confessou que ficou surpreso ao ver que seus ouvintes eram, produtores e agricultores.
Mesmo assim fez bonito e com uma linguagem simples e informal, compartilhou histórias por pouco mais de trinta minutos, o que atraiu a atenção de todos.
Intitulado por si mesmo de “admirador do homem do campo”, o jornalista destacou a importância da agricultura e da pecuária para o desenvolvimento nacional e criticou a lentidão dos governos.
Segundo ele, a mão-de-obra desses trabalhadores é que sustenta a economia nacional. “O que depende do povo, vai bem. O que depende do governo, nem sempre vai bem”, afirmou.




O momento de maior descontração aconteceu quando o palestrante relembrou os bastidores de algumas reportagens feitas para o Globo Rural.
Ele citou casos como os conselhos recebidos do produtor de leite Adilson Mangabeira, para não fazer empréstimo em bancos, a história da criação do homem, contada pelo agricultor José Herculano, e uma visita que fizera ao avicultor “Zé Bilico” com o objetivo de captar uma boa imagem para uma matéria e que lhe rendeu outra reportagem.
O jornalista aproveitou também para pedir votos para um concurso que acontece pela internet e que vai batizar uma planta descoberta em Linhares, norte do estado, com o nome de uma personalidade. Concorre com ele um cientista e um ex-ministro do Meio Ambiente.
Para finalizar, José Hamilton relembrou sua comemoração de 50 anos de jornalismo, ocorrida há dois anos e o momento em que esteve acidentado após pisar em uma mina durante a guerra do Vietnã. Após a palestra o jornalista concedeu entrevistas, tirou fotos e conversou com estudantes e profissionais de jornalismo.
“José Hamilton Ribeiro: Príncipe dos repórteres“
Documentário foi feito pelas alunas Edsandra Carneiro, Sandra Sato e Marina Barreto, do Curso de Comunicação da Faesa, e orientado pela professora Emília Manente.
Direção: Sandra Sato e Edsandra Carneiro
Produção: Edsandra Carneiro, Mariana Barreto e Sandra Sato
Edição: Sandra SatoImagens: Sandra Sato
Apoio: Curso de comunicação da Faesa
Sobre a palestra

Ouvir uma pessoa como José Hamilton Ribeiro é algo indescritível. A linguagem simples, a atenção e respeito para com todos despertou minha atenção enquanto assistíamos ao documentário que foi feito por estudantes do sexto período de jornalismo da Faesa.
Algumas das experiências mencionadas por ele são importantíssimas para qualquer estudante ou profissional da área.
A experiência na casa do avicultor Zé Bilico nos demonstra o quanto é importante ao jornalista estar atento para o que se passa à sua volta e não somente prender-se à pauta.
O brilho no olhar mesmo após 50 anos de profissão, a busca pelo conhecimento e a vontade de ser sempre melhor que antes, são valores que foram ensinados durante a palestra e que devem ser sempre guardados.
As críticas feitas às políticas governamentais que, segundo ele, somente atrasam o desenvolvimento do país, foram feitas com com base na visão de uma pessoa bem informada, que tem domínio do assunto. Assim, aprendemos também que temos que ter conhecimento daquilo que falamos.
A palestra do Jornalista José Hamilton Ribeiro foi realizada no dia 22 de agosto de 2008 na 32ª Gran Expo ES. Estiveram presentes várias pessoas da zona rural do Estado, além de estudantes de jornalismo.